segunda-feira, 28 de maio de 2012

3 dicas para ter um dia mais produtivo

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQB_y6JqjKHD-SKJzhCZ9WToshXa1I3yiV5GEZa5t5a7jzKjK1uSgProdutividade tornou-se uma das palavras mais utilizadas no mundo corporativo. Ser uma pessoa que entrega resultados excelentes passa por essa habilidade, ou seja, ser uma pessoa produtiva tornou-se questão de sobrevivência para qualquer profissional que queira ser a diferença em sua empresa e empreendimentos. Por isso, preparei 3 dicas que utilizo e quem tem melhorado bastante minha produtividade.


01. Estabeleça uma lista de prioridades
Descobri que minha produtividade aumentou depois que comecei a estabelecer prioridades para o meu dia. Quais são as coisas mais importantes que você TEM que fazer antes de abrir sua caixa de e-mails? É fato que a maioria das pessoas perde produtividade quando chega ao trabalho e já começa a responder os e-mails. Quando você faz isso, está priorizando o problema de outras pessoas, e a não ser que você trabalhe no Serviço  de Atendimento ao Cliente de alguma empresa é melhor priorizar aquilo que precisa fazer se não quiser ficar perdido “apagando incêndios”. Aprendi com o escritor Tim Ferriss a não abrir minha caixa de e-mail antes das 10 horas da manhã, isso me dá tempo para organizar aquilo que é mais importante pra mim.
02. Mantenha o foco
É super importante que você consiga estabelecer prioridades, mas não adianta ter uma lista de coisas para fazer se você não souber como manter a concentração e o foco naquilo que tem que fazer. Aprendi que posso ter milhares de ideias e planos, mas preciso entrar em ação imediatamente em pelo menos uma coisa. Estabeleça um objetivo para o dia. Escreva; hoje quero limpar minhas gavetas, ou terminar meu artigo, ou fazer tantas ligações para clientes. Eu geralmente tenho pelo menos 4 metas por dia, sempre começo com aquela que não depende só de mim para que aconteça, assim eu aciono outras pessoas logo cedo. Em seguida me concentro em uma coisa de cada vez, e assim vou “despachando” as tarefas até não ter mais o que fazer naquele dia.
03. Descubra qual é o seu horário mais produtivo.
Muitos de nós perdemos um tempo valioso tentando realizar algum trabalho nas 8 horas que temos dentro das empresas, o fato é que cada pessoa tem seu próprio biorritmo, isso significa que somos mais produtivos, focados em horários diferentes. Descubra em que momento do dia você é mais produtivo, ou seja, encontre uma maneira de começar e terminar algo em 90 minutos. Se o projeto for grande demais e você precisar da ajuda de outras pessoas, delegue o que precisa ser feito por outros e concentre-se naquilo que somente você pode fazer. Estou escrevendo esse texto e me isolei no escritório para manter meu foco. Assim consigo terminar as coisas mais rápido do que muita gente que acaba sendo interrompida e dispersa com facilidade. Faça o teste e depois me conta como se saiu.
Forte abraço e sucesso sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário